Maiores estádios do mundo


Quando foi inaugurado em 1950, o Maracanã era até então o maior estádio do planeta. O projeto previa lotação para 155.250 pessoas, sendo que 93 mil lugares com assento, 31 mil lugares para pessoas em pé, 30 mil cadeira cativas, 500 lugares para tribuna de honra e 250 camarotes. Mas após tantas reformas e consequentemente reduções, foi-se o tempo em que nós brasileiros podíamos bater no peito e dizer que a maior obra “futebolística-arquitetônica” era nossa. Hoje, por incrível que pareça, a maioria dos gigantes mundiais ficam em países que não tem nenhuma tradição no futebol (exceto na Espanha, Inglaterra e México). “E o Maraca?” Aaaaaah, o Maraca continua sendo nosso querido, porém bem mais humildemente carioca. Com vocês, OS MAIORES ESTÁDIOS DO MUNDO:


Estádio Gelora Bung Karno Em 10° lugar aparece o Gelora Bung Karno, em Jacarta, capital da Indonésia. Construído em 1960, o estádio tem capacidade para 88.306 espectadores. Recebe partidas da seleção do país e do time Persija Jakarta


WembleyLocalizado na Inglaterra, o Estádio de Wembley é um dos poucos conhecidos e aparece na 9° colocação. Construído entre 2003-2007, sua atual capacidade é de 90.000 lugares (segundo maior da Europa) e abriga competições de futebol, rugbi e atletismo.


1994 WORLD CUP FINALO 8° estádio trás ótimas recordações aos brasileiros. Foi lá que a Seleção Brasileira ganhou a quarta Copa do Mundo. Estamos falando do Rose Bowl Stadium, em Pasadena, Estados Unidos. Construído em 1922, o estádio americano tem capacidade oficial para 92.542 espectadores. Também é sede de partidas de futebol americano. Foi lá que Taffarel brilho, Baggio isolou e “É TEEEETRA” Galvão gritou.


Soccer CityO próximo estádio também foi palco de final de Copa, porém mais recente. O Soccer City (também chamado de FNB) em Joanesburgo, África do Sul, foi originalmente construído em 1940 e tinha 104.700 lugares. Parte dele foi demolido para reforma da Copa e em 2009 foi finalizado com 94.700. Isso faz com que o estádio apareça na 7° colocação. Kaizer Chiefs FC e as seleções Sul Africana de futebol e de rugbi mandam seus jogos por lá.


Camp Nou

Em 6° lugar está o estádio mais popular dessa lista. Quem nunca ouviu falar do Camp Nou, em Barcelona? É o maior estádio da Europa, com 99.784 lugares, construído em 1956. Abriga os jogos do time de Lionel Messi e raramente não está lotado. Já recebeu duas finais de Champions League e é classificado pela UEFA como um estádio 5 estrelas. Até 2000 era chamado de Estadi del FC Barcelona, porém após votação, os torcedores decidiram pelo nome de Camp Nou (Campo Novo, em alusão a ser o terceiro estádio usado pelo time)


OLYMPUS DIGITAL CAMERAVoltando aos países sem tradição no futebol, chegamos ao Teerã, capital do Irã. O Estádio Azadi aparece em 5° lugar com 100.000 telespectadores. Até 2003 sua capacidade era de 120.000. Nele há um telão de 104 metros quadrados, sendo um dos maiores do mundo. Além da seleção iraniana, o Azadi recebe jogos do Esteghlal FC e Persepolis FC.


Butik Jalil Em 4° lugar aparece o Estádio Nacional Bukit Jalil, na Malásia. O estádio passou por diversas reformas desde 1992 e por isso as informações de capacidade não são exatas. Mas acredita-se que tenha entre 100.000 e 100.200 lugares. É a casa da seleção malaia de futebol e costuma receber muitos eventos internacionais dos mais diversos esportes


AztecaNo Top 3 aparece outro estádio de boas recordações aos brasileiros. O Estádio Azteca, no México é um dos únicos a sediar duas finais de Copa do Mundo (1970 e 1986). Lá Pelé, Tostão, Jairzinho, Rivellino e Carlos Alberto Torres conquistaram o Tri para o Brasil em 70. O estádio tem capacidade para 105.064 torcedores. Foi construído em 1966 e passou por reformas em 86, 99 e 2013. É lar do CF América e já foi até cenário para filme


Salt Lake Em 2° lugar aparece Salt Lake, porém não ficará nessa posição por muito mais tempo. O estádio indiano tem/tinha capacidade para 120.000 espectadores (já chegando a ter 131.000!!), mas está passando por reforma e será diminuido para 68.000. Até que a obra seja entregue, a capacidade oficial ainda é de 120.000. Recebe partidas do campeonato indiano mandados por Mohun A.C, East Bengal FC, Mohammedan S.C., Atlético de Kolkata e Seleção Indiana.


May DayE o 1° lugar fica com o surpreendente Rungrado May Day, em Pyongyang, na CORÉIA DO NORTE!!! O colossal estádio tem capacidade para 150.000 pessoas, mas já chegou a receber 190.000 em um evento de luta. Foi inaugurado em 1989 e sua estrutura chega a 60 metros de altura. Sem qualquer tradição futebolística, recebe algumas partidas da seleção norte coreana, além de diversos festivais culturais e celebrações ao ditador que comanda o país.


E O MARACANÃ????

MaracanãBom, o Maracanã continua sendo o maior estádio do Brasil (e da América do Sul), mas aparece apenas em 22° na lista dos maiores do mundo, com 78.838 lugares. Assim como o Azteca, recebeu duas finais de Copa do Mundo (1950 e 2014). Talvez ele volte a ser primeiro colocado numa possível postagem sobre os maiores estádios do Brasil. Em breve.

Juan Oliveira

Twitter: @Juan_Olv

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s